Ideias para Banheiros Pequenos e Modernos

01 de Julho de 2020
  • Funcionalidade

A primeira coisa que temos que pensar quando falamos de banheiro, é a sua funcionalidade. De nada adianta ele ser lindo e não ser prático. Um banheiro funcional é aquele que você tem lugar para guardar todas as coisas de banheiro e não precisa ficar gritando para alguém levar papel higiênico para você no caso de algum imprevisto! Além disso é importante que tenha espaço para você poder se secar depois do banho sem ficar esbarrando nos móveis e nas paredes. Claro que se o banheiro tem 3m² não tem muito o que fazer, mas existem estratégias que podem ser tomadas para melhorar a funcionalidade mesmo nesses casos.

Portas de correr

Essa é uma solução excelente para aqueles banheiros tão pequenos, que você tem que se espremer entre o gabinete e o box para poder abrir a porta. A porta de correr ajuda a aumentar o espaço de circulação e evita que você leve uma portada se alguém entrar no banheiro enquanto você está terminando de se secar.

 

Móveis suspensos

Ter o gabinete da pia e o vaso sanitário suspenso pode ser uma boa solução também. Para ser bem sincera eu não gosto muito de nenhuma das duas coisas suspensas, mas a verdade é que eles realmente ajudam a dar a sensação de amplitude para o cômodo por facilitar a circulação de luz. Além disso o móvel suspenso é mais prático na hora de limpar e você pode jogar água no chão sem se preocupar com os pés dos móveis.

Cuba embutida

Por muitos anos a pia sobreposta reinou absoluta e em todo banheiro que você entrava tinha uma. Mas graças ao bom Pai a pia embutida voltou a cena! A pia embutida é uma ótima escolha para banheiros pequenos, além de ocupar menos espaço, ela também permite maior aproveitamento da bancada. E ainda por cima é mais fácil de limpar!!!

Torneira na parede

Assim como a pia embutida, a torneira na parede também está voltando aos holofotes e é uma forte tendência para banheiros modernos. Além de lindas, elas ocupam menos espaço e também facilitam na hora de limpar a bancada, já que não estão ali atrapalhando.

Aproveitamento das paredes

Quando falamos em ambientes reduzidos, todo espaço é valioso e no caso do banheiro não é diferente. Use e abuse do espaço vertical com nichos, prateleiras ou até mesmo móveis suspensos do teto. O único cuidado que você deve tomar é escolher móveis que você não possa bater com a cabeça depois, por isso meça bem o espaço antes de instalá-los.

Cores neutras

Truque número 1 na cartilha de todo morador de apartamento pequeno para fazer um ambiente parecer maior é investir em cores neutras. Banheiros pequenos não fogem a essa regra, entretanto neutro não significa claro e nem sem graça, você pode fazer um banheiro todo em tons de preto, por exemplo, e agregar elementos de cor na decoração.

Neutro não significa claro e nem sem graça!

Box de vidro sem moldura

Investir no box correto pode fazer toda a diferença quando se trata de banheiros pequenos. Se você tem um banheiro com janela na área de banho, invista em um box de vidro até o teto, como não tem nenhuma barreira visual, o ambiente vai acabar parecendo mais amplo, além de evitar que a umidade se espalhe pelo banheiro – o que no inverno é ótimo. Os box sem moldura também são boas opções!

Espelho até o teto

Eu sei, eu sei… truque manjado! Mas o importante é que funciona, além de você aumentar o espaço visual, ele é muito mais útil na hora de você se arrumar. Então em banheiros pequenos, invista em espelhos grandes!!!

Moldura metálica

Tendência oriunda do estilo industrial mas que já foi incorporada em vários outros estilos. Não é exatamente a melhor solução para fazer um ambiente parecer mais amplo e é literalmente uma proposta oposta a do box até o teto e sem moldura. Mas se você tem um banheiro pequeno você não precisa obrigatoriamente utilizar todas as técnicas sugeridas acima. Se você gosta desse estilo de box e acha que combina com o seu ambiente, vá em frente e deixe a tarefa de ampliar o ambiente para os outros truques.

Cantos arredondados

As linhas curvas estão em alta e os espelhos de banheiro ganharam contornos arredondados. Desde redondos passando pelos ovais e terminando nos quadrados ou retangulares apenas com os cantos arredondados!

Bancadas e vasos sanitários suspensos

Além de práticos, eles são tendência. Então se você quiser unir o útil ao agradável opte por itens suspensos na hora de decorar banheiros pequenos.

Mármore

O mármore sempre foi preferência de revestimento, principalmente se a ideia é dar sofisticação ao ambiente. Ele volta a cena como um protagonista absoluto, sendo usado como ponto de destaque em muitos banheiros. Você pode usar ele em um detalhe na parede ou fazer uma pia esculpida, por exemplo.

Azulejos pequenos e estreitos

Novos formatos, cores e formas de aplicar azulejo tem ganhado espaço. O azulejo voltou e voltou para ficar por um bom tempo. O que é excelente porque eles são um respiro em meio a monotonia dos porcelanatos! Os destaques são os pequenos em cores vibrantes e os fininhos aplicados na vertical.

Dica: Azulejos retangulares colocados em um padrão vertical dão a ilusão de teto mais alto, enquanto um padrão horizontal faz o espaço parecer mais amplo.

Plantas

O Urban Jungle é uma tendência que só ganha força, e se você gosta de plantas por que não no banheiro? Além do refresh e da boa energia, ter plantas no banheiro ajuda a eliminar a umidade, melhorar a qualidade do ar e eliminar bactérias! Algumas espécies gostam de sombra e umidade e por isso são perfeitas para cultivar nesse ambiente. São elas: a Maranta cinza, Zamioculca, Jibóia e Alocásia Polly.

Na foto do banheiro branco abaixo, além da Maranta sobre o banquinho na área de banho, há também um ramo de eucalipto pendurado no chuveiro. Essa prática tem se tornado cada vez mais comum! Com a água quente o ramo libera um óleo que se torna vapor, essa substância chamada eucaliptol pode previnir doenças respiratórias e tratar sinusite, bronquite, rinite, entre outras. Além de proporcionar sensação relaxante, alívio do stress e dores de cabeça e muscular. Ou seja, uma excelente sessão de aromaterapia!

Gostou? Compartilhe esse post!

Newsletter

ONDE ESTAMOS

Rua Dr. Maruri, nº 325, Centro
Concórdia, SC | CEP 89700 063

Ampliar no mapa

FALE CONOSCO

(49) 3442 1525 | 3442 4025 | 3442 5611

casadopisoconcordia@hotmail.com

2016 Casa do Piso® - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Lovatel Agência Digital