Dicas de como arejar a casa!

02 de Abril de 2020

Sentir o vento passando de um recinto para outro no próprio lar é algo muito satisfatório, até porque essa condição costuma ser encontrada apenas nas áreas externas. Além de frescor, o ar em movimento traz benefícios que impactam na saúde dos moradores.
Por exemplo, você sabia que o simples fato de deixar a casa/apartamento mais arejado evita/minimiza problemas respiratórios? Evita também as alergias desde as respiratórias até as dermatites. Além de tudo isso, circulação do ar evita mofo, mau cheiro e evita o acúmulo de sujeira.
Pensando nisso, separamos algumas dicas simples e eficazes, não importa qual seja o tipo de arquitetura da sua casa.

Sempre que possível, deixe portas e janelas abertas. Tem dica mais simples que essa? Diferentemente do ar condicionado e do ventilador, que se limitam a refrescar e renovar o ar, as portas e janelas ventilam enquanto permitem a entrada da luz natural nos cômodos. Talvez você não saiba, mas a energia do sol dentro de casa revigora e nos ajuda a despertar com mais ânimo.
Além do mais, com a claridade natural disponível, qualquer família reduz os gastos com conta de luz. Se quiser potencializar a iluminação no próprio lar, mantenha cortinas e persianas dobradas durante o período da manhã e à tarde.

Outra estratégia que você pode fazer é proporcionar ventilação cruzada. Como? Suponhamos que sua cozinha e sua sala sejam integradas, o fato de deixar as janelas dos dois ambientes abertas ao mesmo tempo faz com que elas compartilhem a corrente de ar.

Cultivar plantas dentro de casa também é uma ótima estratégia. As flores e folhagens purificam o ar nos cômodos fechados e levam o frescor do ambiente natural para dentro dos lares.
Quem tem jardim de inverno garante vantagens em dobro: além de poder manter as plantas próximas dos ambientes internos, ainda consegue o benefício do efeito chaminé. Este é possível graças à abertura mantida no topo do jardim, que fornece luz natural para o desenvolvimento das mudas e, ao mesmo tempo, deixa o ar quente escapar. 

Cabe destacar, ainda, a importância de escolher plantas adaptadas ao clima local. Elas costumam ser mais resistentes e demandam menos trabalho na manutenção, mantendo-se sempre verdinhas e saudáveis. As possibilidades são infinitas: montar um jardim no apartamento, uma horta na varanda ou um canto repleto de jardineiras floridas.

Reflita sobre cada opção e não deixe de testar aquelas que podem ser adaptadas à sua realidade!

Gostou? Compartilhe esse post!

Newsletter

ONDE ESTAMOS

Rua Dr. Maruri, nº 325, Centro
Concórdia, SC | CEP 89700 063

Ampliar no mapa

FALE CONOSCO

(49) 3442 1525 | 3442 4025 | 3442 5611

casadopisoconcordia@hotmail.com

2016 Casa do Piso® - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Lovatel Agência Digital